Predicado nominal - Tem como núcleo um verbo copulativo.
(não sabia que o predicado copulava bem lá dentro com o verbo. Agora percebo porque me vi fodido com a gramática Portuguesa)
Verbos transitivos - São aqueles que, possuindo embora significação, se revelam insuficientes para exprimir integralmente a acção, precisando, portanto, de ser completados. (Precisam de ser completados, são transitivos, transam. Aqui esta a mais uma prova, OS VERBOS TRANSAM!)
O predicado, constituinte essencial da oração, é aquilo que se declara acerca de um sujeito. (Tenho uma vizinha que deveria ser condecorada com a medalha nacional honorária do Predicado, é que ela farta-se de dizer mal de todo o Sujeito! e não se percebe porquê!
Predicado verbal — É constituído por um verbo significativo, que podem ser intransitivos ou transitivos. (porque é que complicam, chamavam-lhe antes o predicado metrosexual da gramática Portuguesa!)
Verbos intransitivos — São aqueles que possuem sentido completo, não carecendo, por isso, de qualquer complemento. ((porque é que complicam, chamavam-lhes antes os Verbos Fufa da gramática Portuguesa!)
Esclarecimento linguístico gramatical enviado por Sebastião de Alvarenga, astronauta profissional e jogador amador de futebol, no Paços de Pernes, divorciado há 2 meses e amante de crepes chineses com molho agridoce.
3 comentários:
bem interessante a tua dissertação. tbém gosto de crepes chineses com molho agridoce
ehehehehehe
adorei
"amante de crepes chineses com molho agridoce. "
ai... o ladrão... a amante dos crepes sou eu!!!
eheheh
Enviar um comentário